sobre mim

Sou a Carla

Apaixonada pela Natureza e os seus ritmos. A forma como se nasce -um bebé, uma mãe, uma família!- importa-me muitíssimo. Abracei como missão, apoiar mulheres e as suas famílias, na transição para Mãe e Família daquele bebé que caminha para este plano.

3

Trabalho desenvolvido

Antes de abraçar este caminho, trabalhei como instrutora de adaptação ao meio aquático (AMA ou natação para bebés), e hidroginástica. Foi aqui que me cruzei com as necessidades das mulheres grávidas, ainda antes de ser mãe. No clube onde era instrutora trabalhei também no espaço de crianças. Aqui as famílias partilhavam questões sobre as vivências na gravidez e no pós parto, e senti sempre que era imperativo haver mais apoio para as mulheres e menos julgamento.
Depois de me formar como Doula, tenho trabalhado essencialmente com famílias, tanto como Doula, como apoiando noutros temas, como a ecologia na parentalidade, fraldas reutilizáveis, alimentação complementar (vegetariana), babywearing, e também círculos de mulheres, cuidados femininos ecológicos e sagrado feminino.
Tenho ainda colaborado voluntariamente, com alguns projectos que lutam pela humanização dos cuidados à mulher e famílias. Juntei-me em 2017 à Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP), e abracei o projecto Colectivo de Doulas de Portugal em 2018.
Em 2019 surgiu a oportunidade de co-criar a Flor de Artemísia, um colectivo de serviços dirigido a mulheres e no seu bem-estar e cuidados.

Competências

Adaptação ao meio aquático e hidroginástica são a minha formação base, depois da desilusão para com Comunicação. Foi a área em que investi e trabalhei até ser mãe.
Em 2012 engravidei do meu filho mais velho e deixei o curso de massagem de relaxamento, desportiva e terapêutica, por acabar.
Em 2016, depois do meu filho mais novo completar 1 ano, aproveitei a oportunidade de fazer o curso de Doula pela Nurturing Birth (UK). Assim que conclui o curso de Doula de parto e pós-parto, frequentei o curso de consultora de BabyWearing (crianza natural de Barcelona), e ainda tive o privilégio de atender ao curso “Every Birth” (UK), trabalhando o tema da perda gestacional, de modo a dar um melhor acompanhamento a todos os partos.
Já em 2018 através da fantástica formação do centro “Mulher, Filha e Mãe”, atendi ao workshop sobre reconhecimento de alterações emocionais na gravidez e pós parto.
Recentemente, tive o privilégio de me cruzar com a Parteira e Acupunturista Flávia Estevan (Brasil), na oficina Acupressão no Parto, que foi uma enorme ferramenta para incluir no apoio às mulheres.
Já em 2019 completei o curso de yoga para grávidas e baby yoga (no pós parto) pelas inspiradoras Cristina Balzano e Veena Mukti do projecto Nascer Feliz e GAMA, assim como o curso de massagem para grávidas (inspirado na massagem yoga ayurdédica), pela Veena Mukti (Nascer Feliz e GAMA).
Preocupações ambientais e de bem-estar animal, levaram-me também a tentar estudar e incluir opções amigas do nosso planeta direccionadas para as mulheres que acompanho.
A ecologia é uma grande preocupação, e sempre procurei as soluções mais eco-friendly possíveis. Pesquisei bastante sobre fraldas reutilizáveis, abri o grupo de compra e venda no facebook em 2012 e entre dois filhos e quase 6 anos a usar fraldas reutilizáveis, e absorvendo este tema, facilito workshops sobre este tema.
Abracei a missão de dar a mão às mulheres e famílias no trilho da maternidade, procurando sempre a via mais respeitosa para com a mulher/mãe e a terra/mãe.
nb-doula_square